Tártaro: Saiba mais sobre o assunto

O tártaro é o acúmulo da placa bacteriana endurecida na superfície dentária. Como consequência, a gengiva fica bastante inflamada (gengivite) e pode evoluir para perda de inserção periodontal (periodontite). Nessa situação, o dente pode ficar amolecido e com secreção purulenta, gerando o mau hálito e gosto desagradável na boca e quando não é tratado, este dente pode ser perdido.

Além disso, as bactérias podem entrar na circulação sanguínea e se alocarem em outras regiões do corpo, como coração, articulações e cérebro, causando danos na saúde como um todo.

A limpeza bucal diária pode prevenir o tártaro. A escovação, uso do fio dental e enxaguante são fundamentais para evitar o surgimento deste problema. Para usuários de aparelhos ortodônticos é exigido um maior esforço na limpeza, inclusive com uso de escovas especiais.

Para os casos nos quais o tártaro já avançou, a única atitude a ser tomada é a visita a um dentista para execução da raspagem. Existem casos em que o tártaro não é removido em apenas uma sessão, mas apenas o dentista pode avaliar corretamente cada caso.

Fonte: https://goo.gl/sQQudF

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *